Contabilidade

Como anda a gestão financeira da sua empresa?

Por 7 de agosto de 2017 agosto 17th, 2017 Nenhum Comentário

Você sabe dizer com toda a certeza como anda a gestão financeira da sua empresa e sente-se seguro em tomar decisões com as informações que tem em mãos?

Por mais incrível que possa parecer, muitos empreendedores, donos de empresa e diretores quando são questionados sobre a gestão financeira de suas empresas não conseguem dar uma resposta rápida, clara e exata sobre como andam os seus negócios.

A falta de exatidão das informações, tendo em vista o volume de processos e a ausência de um controle automatizado, muitas vezes, impede a visão clara sobre a situação real em que se encontra a organização, e o que é pior, quais decisões devem ser tomadas para que seu futuro seja de crescimento e expansão no mercado.

De fato, manter a saúde financeira de uma organização não é uma das tarefas mais fáceis de uma organização, mas com toda a certeza é a mais importante. É a partir de uma gestão financeira eficaz que se torna possível prever e, de fato, alcançar as melhores margens de lucro, equilibrar os gastos e despesas, avaliar os saldos em contas a pagar e receber, identificar possíveis falhas na aplicação de recursos, se antecipar aos problemas, fazer investimentos e tomar as decisões mais assertivas.

A gestão financeira de toda empresa está diretamente relacionada ao equilíbrio entre a rentabilidade (percentual de retorno do investimento realizado na empresa) e a liquidez (capacidade da empresa honrar seus compromissos e quitar suas obrigações com terceiros). De maneira resumida, a gestão financeira eficaz refere-se ao equilíbrio entre gerar lucros e manter o caixa da empresa.

Uma gestão financeira eficaz implica, ainda, na obtenção de informações exatas sobre as diversas áreas e processos da empresa. Para tanto é preciso que seja feito o registro adequado de cada uma das transações realizadas. Somente desta forma será possível saber os valores relacionados ao saldo do caixa, estoque de mercadorias, contas a pagar e a receber, volume de despesas fixas e variáveis, entre outras.

Ao contrário do que muitos possam pensar, a gestão financeira não é uma atribuição exclusiva da área financeira, mas de todas as áreas da empresa. Sendo assim, cabe aos gestores em cada área arcar com suas responsabilidades e fazer seu próprio planejamento e controle financeiro para que suas tomadas de decisão contribuam para o crescimento e os resultados da empresa como um todo.

PODER DA INFORMAÇÃO

A gestão financeira de uma empresa depende de ter a informação e, mais que isto, saber usá-la. É importante que as tomadas de decisão tenham base sólida em informações confiáveis, que reflitam verdadeiramente a situação da empresa em cada uma das suas áreas – contábil, fiscal, compras, comercial, estoque, patrimônio, entre outras.

Através do demonstrativo de resultados é possível, por exemplo, analisar se a empresa está tendo lucro ou prejuízo. O fluxo de caixa, por sua vez, permite saber sobre os movimentos financeiros diários de entrada e saída e conhecer corretamente o volume e a origem dos recebimentos, bem como o volume e o destino dos pagamentos.

O conhecimento dos custos e despesas permite calcular corretamente o preço de venda dos produtos e/ou prestação de serviços. Por fim, detalhes sobre o ciclo financeiro das operações da empresa são essenciais para que seja possível administrar o capital de giro.

A informação é o elemento essencial à prática da gestão financeira. Ao perguntarmos no início deste artigo “Como anda a gestão financeira da sua empresa?”, muitos com certeza arriscariam um “sim” ou “não” com base em sua intuição. Outros afirmariam “sim” ou “não” porque possuem informações exatas sobre as diversas áreas de sua organização. Arriscar uma resposta ou saber a resposta significa, naturalmente, predizer um futuro de sucesso – ou fracasso! – para sua empresa no mercado.

A I.CON utiliza um sistema de gerenciamento on-line para que os acessos aos documentos (folha, guias, balanços, indicadores, etc.) sejam possíveis de qualquer lugar e seus clientes possam, ainda, fazer solicitações e tirar dúvidas.

Em termos práticos, sabe o que isto significa? Informações 24 horas facilmente acessíveis e mais poder de decisão em suas mãos!

 

Fonte:

Conta Azul – O sucesso de sua empresa depende da gestão financeira

Treasy – Lucratividade e Rentabilidade – Você sabe a diferença e porque isto é importante?

Scielo – A importância e a responsabilidade da gestão financeira na empresa

Sebrae – A importância da administração financeira da empresa

 

Fonte Imagens:

Freepik – Benzoix

Deixe um Comentário