Contabilidade

Qual o papel do contador nas empresas?

Por 4 de setembro de 2017 abril 30th, 2019 Nenhum Comentário

Saiba qual o papel do contador nas empresas e perceba que suas atribuições vão muito além de atender a legislação.

Entre os anos 50 e 60, os profissionais contadores no Brasil eram chamados de “guarda-livros”. Estes profissionais tinham uma função muito restrita que envolvia basicamente a escrituração e a manutenção dos livros que registravam as movimentações comerciais das empresas.

O guarda-livro era um profissional burocrático, preocupado em atender o Fisco. Seu relacionamento com os gestores ou áreas da empresa era muito limitado, praticamente, inexistente. Não incomum o perfil do guarda-livro ser introspectivo, austero e resistente às mudanças.

Com o passar dos anos, naturalmente, a função do profissional contador deixou de ser meramente burocrática e passou a ser estratégica. Se antes o contador resolvia um problema identificado pelo Fisco, hoje sua atuação está fortemente ligada à prevenção. O objetivo é evitar que os problemas aconteçam e que sejam necessários gastar tempo e dinheiro em solucioná-los.

O contador nas empresas tem papel fundamental na gestão das empresas atuando como ferramenta essencial que auxilia nas tomadas de decisão. Este profissional é responsável por informar e influenciar empreendedores, investidores e contribuintes a tomarem as decisões mais assertivas.

Diferentemente do que acontecia no passado, o contador agora tem uma estreita relação com todas as áreas da empresa – financeira, comercial, jurídica, patrimonial – para que possa fornecer informações claras e objetivas aos gestores das empresas e, com isso, evitar erros, riscos e multas relacionados ao não cumprimento das legislações contábil, fiscal e trabalhista.

Atualmente, o contador e seu trabalho estratégico são responsáveis por auxiliar o empresariado não apenas em cumprir as leis impostas pelo Governo, mas em tirar proveito da legislação de maneira lícita e segura.

Faz parte das atribuições do contador, abrir empresa e registrá-la junto aos órgãos do Governo, providenciar o contrato social, elaborar contratos de trabalho, providenciar o registro de admissão e demissão de empregados, realizar o fechamento mensal da folha de pagamento, elaborar demonstrações financeiras, calcular e emitir guias de impostos a serem pagos, gerar os arquivos para o SPED contábil e fiscal e encaminhar ao Fisco, entre outras.

O contador, assim como todo profissional, precisa atender as necessidades e expectativas de seus clientes e se antecipar aos problemas. Sendo assim, produzir informações úteis para que seus clientes possam tomar as melhores decisões, talvez, seja uma ideia um pouco simplista sobre sua principal função – ou importância – na empresa.

De fato, o que realmente agrega valor ao trabalho do contador tornando-o um diferencial na gestão da empresa é sua capacidade de interpretar e analisar as informações contábeis a fim de encontrar possíveis erros, riscos ou problemas. Além disso, cabe a este profissional apresentar soluções viáveis para que os gestores conduzam os seus negócios com mais eficácia.

É importante salientar que, muito mais que atender as exigências do Fisco, o contador tem sido, cada vez mais, um forte aliado na manutenção e no crescimento das empresas no mercado. Infelizmente, algumas organizações – a maioria, pequenas empresas – ainda não perceberam os benefícios que o contador pode trazer à gestão de seus negócios.

Estas empresas precisam despertar para a necessidade de obter o maior proveito do volume de informações que são geradas diariamente em seus processos. Não se trata apenas de cumprir a legislação, atender os prazos e evitar multas junto aos órgãos do Governo, mas de aproveitar as informações transformando-as em conhecimento, em um recurso valioso para estocar produtos e comprar matéria-prima com mais eficiência, baixar os custos dos produtos vendidos, fazer os melhores investimentos, aperfeiçoar o atendimento aos clientes, entre outras medidas.

Todas as empresas que já “acordaram” para esta nova realidade, sabem que sem o auxílio do profissional contador seria quase impossível administrar seus negócios e atuar de forma mais estratégica. Afinal, mais que cumprir a legislação, as empresas precisam cada vez mais, garantir sua evolução no mercado.

Contabilidade não pode ser apenas para a apuração de impostos e cumprir a legislação. Empreendedores precisam de agilidade no suporte contábil e auxílio no desenvolvimento dos seus projetos e negócios.

Nós podemos ajudá-lo na gestão da sua empresa! Entre em contato com a I.CON.

 

Fonte:

Contadores – De guarda-livros a profissional estratégico

Métodos – O papel do contador na atualidade

Guia da Carreira – O que faz um contador?

APROCON CONTÁBIL-RS – O que agrega valor à profissão de contador?

 

Fonte Imagens:

Freepik – Tirachard

Deixe um Comentário