EmpreendedorMulher empreendedora

Quero ser um empreendedor!

Por 11 de setembro de 2017 abril 30th, 2019 1 comentário

Saiba o que é preciso para ser um empreendedor de sucesso e realize o sonho de ter o seu próprio negócio!

A decisão já foi tomada: você quer ser dono do seu próprio negócio! Ter uma empresa e administrá-la. Não quer mais estar subordinado a ninguém. Deseja trabalhar por conta própria. Você quer ser um empreendedor!

Ser dono do seu próprio negócio é sonho de milhares de brasileiros e muitos, apesar da fase de instabilidade política e econômica no Brasil, têm investido nesta forma de trabalhar. Ser empreendedor, de fato, é a alternativa certa para quem deseja realizar um sonho e trabalhar com o que realmente gosta, com aquilo que faz o coração bater mais forte.

Desde muito cedo somos influenciados por nossos pais, sociedade e mídia que devemos ser profissionais de sucesso. Para muitas pessoas, no entanto, sucesso profissional significa ganhar dinheiro e enriquecer e, em segundo plano, sentir-se realmente realizado com o que faz.

Naturalmente, não podemos negar que o dinheiro tem papel imprescindível na qualidade de vida que queremos ter e oferecer à nossa família, mas trabalhar com o que se gosta – e, de uma vez por todas, realizar o sonho de ser dono do seu próprio negócio – é algo que ultrapassa todos os privilégios que o dinheiro possa oferecer.

Especialistas e grandes empreendedores afirmam que o sucesso nos negócios depende de inúmeros fatores, dentre eles, planejamento, capacitação, rede de contatos, investimento, trabalho árduo e uma pitada de sorte. Adicionados a estes aspectos, obviamente, estão o amor, a dedicação e o entusiasmo pelo que se faz.

Não é possível ser um profissional ou empreendedor de sucesso – e estar feliz –, se você não ama realmente o que faz. A maior prova disso está no nosso dia a dia. Tente lembrar de algum lugar que você foi mal atendido. É muito provável que aquele vendedor ou vendedora que lhe atendeu com indiferença ou sem qualquer simpatia não gosta do que faz. Parece incrível, mas é mais comum do que se possa imaginar: pessoas trabalhando com coisas que não lhes trazem felicidade e sendo profissionais em empresas que, simplesmente, não se identificam. Para estas pessoas, em especial, há sempre a oportunidade de fazer algo novo, empreender.

 

MAS, AFINAL, O QUE EU PRECISO PARA SER UM EMPREENDEDOR?

Para ser um empreendedor é preciso amar o que se faz e, ainda, muito planejamento. A elaboração de um planejamento estratégico é imprescindível para que o empreendedor saiba onde está, para onde quer ir e como deseja chegar lá. Para tanto será preciso analisar o cenário, definir seus objetivos, descrever suas estratégicas e elaborar um programa de ações, com prazos a serem cumpridos e responsabilidades.

Analisar a concorrência, determinar em que nicho de mercado a empresa irá atuar, investir em recursos humanos, definir as responsabilidades de cada colaborador, se antecipar aos problemas, estar sempre alerta às oportunidades, enfrentar riscos calculados são apenas algumas atribuições do empreendedor.

Não existe uma regra que diga que tal pessoa pode ou não pode ser um empreendedor. No entanto, há características que podem ajudá-la a alcançar o sucesso diante de sua vontade de abrir o seu próprio negócio.

Há pessoas que possuem, naturalmente, um perfil empreendedor. Se forem questionadas, estas mesmas pessoas, muito provavelmente, contarão histórias da época da infância que já demonstravam seu poder de negociação, seu talento para trocar brinquedos com os amigos, sua esperteza para conseguir lucrar alguns pontos a mais não importando o tipo de disputa ou brincadeira.

Claro que o perfil de empreendedor não está atrelado unicamente às histórias de infância, mas também em aprendizado, capacitação e uma enorme vontade de construir algo, apostar em uma ideia, começar uma nova trajetória.

O que diferencia um empreendedor de uma pessoa comum – um colaborador de uma empresa, por exemplo – é a maneira como este percebe as mudanças ao seu redor e como lida com as oportunidades, tendo a iniciativa para transformar a teoria em prática, isto é, o sonho em realidade.

Um empreendedor não nasce da noite para o dia. Seus traços de personalidade, atitudes e comportamentos, além de suas relações com a sociedade são responsáveis por moldá-lo lentamente durante a sua trajetória empresarial. São as suas experiências – erros e acertos – e, a capacidade de tirar proveito de cada situação, seja ela boa ou ruim, que o tornam um empreendedor de sucesso.

Empreendedores precisam de agilidade no suporte contábil e auxílio no desenvolvimento dos seus projetos e negócios.

Nós podemos ajudá-lo a ter sucesso em seu empreendimento! Entre em contato com a I.CON.

 

Fonte:

Exame – Em meio à crise, cresce o número de empreendedores no Brasil

Sebrae – Como elaborar um planejamento estratégico

Administradores – As características e o perfil do empreendedor

 

Fonte Imagens:

Freepik – Nensuria

Entrar na discussão 1 comentário

Deixe um Comentário